-->

Quickstart: Máquina Virtual pronta para desenvolvimento com o Drupal

Em meados de 2011 eu e a Joice Käfer escrevemos uma pequena série de artigos para o Dicas-L sobre o sistema de gestão de conteúdos Drupal. Em especial, os dois primeiros artigos da série cobriam a criação de uma máquina virtual com um ambiente de desenvolvimento. Usar uma máquina virtual como ambiente de desenvolvimento apresenta uma série de vantagens. Dentre elas:

  • Isolar a sua máquina, seja seu notebook ou desktop, das experiências que você faz no ambiente de desenvolvimento. Se, na pior das hipóteses, você destruir a sua máquina virtual com seus ousados testes, sua máquina real estará a salvo de suas experiências.
  • Compartilhar seu ambiente de desenvolvimento com outros colaboradores. Para isto basta você copiar a imagem de sua máquina virtual em um CD ou pendrive e passá-la a quem você desejar.
  • Migrar seu ambiente de desenvolvimento entre uma máquina e outra. Você trabalha em casa e em seu escritório? Basta manter sua imagem da máquina virtual em uma pendrive e carregá-la para onde for.

O projeto Quickstart economiza uma série de passos para você que quer começar a desenvolver com o Drupal. Basicamente, ele apresenta uma máquina virtual já configurada com tudo o que você precisa, desde um ambiente integrado de desenvolvimento até plugins essenciais para navegadores web e ferramentas para a análise de desempenho.

Quer conhecer outras máquinas virtuais já prontinhas para o desenvolvimento em sua plataforma preferida? Clique aqui!



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal