Quadro Branco

Lá no Innovation Center de Interoperabilidade e Código Aberto da Unicamp utilizamos o Scrum há quase dois anos. Temos lá uma equipe de cinco pessoas fixas, com horários bastante esdrúxulos, que trabalham no desenvolvimento do Interop Router. O ferramental do Scrum fica bem evidente, na forma de um quadro branco cheio de post-its e anotações (aliás, se alguém puder postar uma foto aqui, seria legal!).

Em vários momentos tenho procurado ferramentas que automatizem os processos do Scrum e, mesmo usando o Scrinch, acabei caindo em um post do Mark Levison com o qual tenho que concordar:

Quadro Branco Ferramenta eletrônica
A reunião diária, com todos em pé, em frente a um quadro mantém a equipe focada, lembrando a todos o que são as histórias e tarefas. Nenhuma tela de computador é grande o suficiente para que a equipe reúna-se ao redor dela durante a reunião diária. Os membros da equipe interagem com a ferramenta, e não uns com os outros.
Os membros da equipe podem atualizar seu progresso movendo um post-it ou reescrevendo uma estimativa no quadro. Você deve fazer o login na ferramenta e localizar a tarefa ou história que quer modificar.
Qualquer um que passe pelo local de trabalho da equipe pode verificar instantaneamente o estado do sprint e do projeto. Como a equipe vê, constantemente, o quadro, qualquer bloqueio pode ser rapidamente identificado. Você tem que se logar para verificar o estado do projeto.

Resumindo, o quadro branco promove conversas e colaboração entre os membros da equipe.

Artigo publicado originalmente no I-Scrum



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal