-->

O fio terra

Dependendo da região onde você mora, talvez nem seja necessário um fio terra. Na minha é. Em TEORIA você vai entender melhor qual a necessidade do aterramento. Por enquanto, basta você aceitar que os sinais captados pela antena devem passar pelo circuito do seu rádio e sair por algum lugar. Este lugar é o fio terra.

O fio terra, aliás, tem este nome por causa do lugar aonde ele é ligado: nosso planeta Terra!

Caso sua caso tenha sido construída há mais de vinte anos atrás, existe uma boa possibilidade que seu encanamento seja de ferro, neste caso, você já tem um bom aterramento para seu rádio de galena. Basta limpar um pedaço de um cano próximo ao local onde ficará o rádio e ligar a ele um fio.

Caso sua casa ou apartamento sejam bem novos, o arquiteto ou engenheiro que os construiu pode já ter imaginado que você teria um computador, e providenciou um aterramento. Você pode usar o mesmo fio terra que seu computador já usa (o pino do meio da tomada). CUIDADO! Convém certificar-se com um eletricista antes de sair ligando qualquer fio na tomada!

Se nenhum deste for o seu caso, você vai ter um pouco mais de trabalho. Compre em uma casa de material elétrico ao menos um bastão de aterramento de no mínimo dois metros. Enterre este bastão na área mais úmida do quintal da sua casa, deixando apenas a área para a ligação do fio terra para fora. Ligue no bastão um fio que irá se conectar ao seu rádio. Pegue a maior quantidade de metal velho que você encontrar (se possível!) e enterre nas proximidades do bastão de aterramento.

Pronto? Siga este link para começar a montar o seu rádio!

Ou siga navegando pelos demais artigos da seção Rádio Gagá:



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal