-->

Primeiros Papos...

Este foi um dos primeiros e-Mails que recebi do Sr. Raul Bretas, onde começamos a trocar dicas sobre a construção do rádio.

De: Raul Bretas

Sr. César
Substitui minha antena de fio 19 para 12 (os mesmos 28 m) e coloquei mais alta, agora com 4,3m (estava com 3m). Usei como fone um auricular de um antigo telefone. Antes só captava a emissora local,com sinal forte. Agora capto 3 emissoras de Joinville e uma de Guaratuba, já no litoral do Paraná, distantes aproximadamente 32 e 38 Km. Somente um fato me deixa confuso: ao conectar o fio terra (barra de aterramento de 2m) só recebo em toda bobina a emissora local (Rádio São Francisco - 10.000 Watts de potência). Ao desconectar da barra de aterramento a ponta do fio que vai do receptor até ela passo a captar as emissoras mencionadas, sendo que a local com sinal bem fraco, porém audível. Se conectar a malha negativa do cabo coaxial, que vai da antena até o receptor, o mesmo emudece (já testei se o cabo estaria em curto -malha e positivo- e não está). Então fiz a instalação da antena usando uma vela de carro seminova e deixo o fio terra desligado, funcionando como uma "antena" de 4m. Até agora a recepção noturna tem sido crítica, devido às emissoras referidas transmitirem com baixa potencia. Desejo agradecer sinceramente sua cortesia e me comprometo que, indo a São Paulo, irei procurar fones de cristal. Caso eu encontre, não deixarei de lhe informar o enderêço da loja.
Um grande abraço
Raul Bretas

Resposta

Prezado Raul,

O fio da antena, quanto mais grosso, mais alto e mais comprido, melhor vai captar o sinal das estações. Mas se você tem uma estação local muito forte, ela pode "monopolizar" a recepção e impedir que outras estações sejam ouvidas. Veja a seção "Melhorando a Sintonia" e construa o sintonizador de antena para outras idéias. Ao eliminar o fio terra, o que você fez foi mudar a recepção do sinal, enfraquecendo-o e mesmo mudando as características de sintonia, o que o permitiu captar outras estações.



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal