Latinoware 2013
Scratch
Roteiro de apresentação
Não sabe absolutamente nada de Scratch e quer uma introdução suave? Comece por esse vídeo: http://youtu.be/iRH1WBBtkQw
Estúdio: http://scratch.mit.edu/studios/237002
Aprenda a programar - a arte de ensinar o computador
O jogo final:
Clique na bandeira verde para começar. Use as teclas A e Z para mover a princesa e as setas para cima e para baixo para mover o príncipe.
0. Acesso ao ambiente e criação de conta
Por quê em inglês?
1. Brincando de bonecos
Novo projeto
O cenário e os personagens (sprites)
Formas de adicionar sprites - exclamação, propriedades, drag in player (arrastar)
Contação de histórias: O Príncipe, o Dragão e a Princesa
Costumes - pintando o vestido da princesa, fazendo o príncipe olhar para a princesa (usando a exclamação)
Planos de fundo (backdrops)
2. O vôo do dragão
A aba scripts
Modo interativo
Scripts
Motion
Move steps (explorar os outros blocos)
Os eixos x e y
Fazendo o dragão voar
Move e Repeat (Aba Control)
O botão da direita para duplicar blocos
Point in direction - o dragão anda para onde está apontando
Repetição infinita
Definindo a posição inicial do dragão
go to x, y - point in direction
Events - quando eu clicar em…
Motion - if on edge bounce
3. O encontro do príncipe e da princesa
Usar o que foi aprendido no movimento do dragão
Posição x e y (a exclamação do sprite para o estilo de rotação)
If touching (Sensing) Princess play sound
A aba Sound
Princesa - Points towards prince - turns 180 degrees
A criança salva a princesa.
Se eu não quiser que a princesa voe? Forço o y.
4. O jogo Drapong
Point in direction random
Coloca o dragão no cenário e centraliza
Repetição infinita
Point in direction random
Forever move 2 steps bounce on edge
Som quando toca na borda (se der tempo)
A princesa
Can drag
Dragão - if touching princess turn 180 - (set x to -110)
Mover a princesa com as letras a e z
If key pressed (control) change y by (motion)
O príncipe com as setas
Mudar o script do dragão para saber se toca o príncipe ou a princesa
Pontos (if x …). Say Ponto! Retorna o x para 0
5. O Placar
Repita até que pontos príncipe ou pontos princesa não sejam 10
princesa > 4 or principe >4
Crie as variáveis, mostre o placar, some os pontos
Diz quem venceu e toca uma música