Crônicas da Latinoware 2009 - Parte 5

Outra coisa que a gente quis proporcionar na Latinoware foi palestras para os não nerds. Hoje, graças provavelmente ao The Big Bang Theory, ser nerd é "cool". As pessoas já aproximam-se da gente, querem saber o que fazemos, como nos vestimos, com o que nos alimentamos (respectivamente, assistimos The Big Bang Theory, usamos camisetas pretas de eventos ou de nossas linguagens/distribuições/bandas preferidas e calças jeans e comemos pizza com cerveja). Mas nós não somos apenas um rostinho bonito e inteligente escondido atrás de um par de óculos de grau. Assim, organizamos uma palestra como a do Maçan sobre a qual falei na crônica anterior, unindo multimídia e software livre, e até convencemos o Giba Assis Brasil, da Casa de Cinema de Porto Alegre a ministrar um minicurso sobre roteiros de cinema com software livre. O pessoal do LGMBr também matou a pau com muitas atividades de ilustração, animação, produção gráfica em 3D, criação de revistas e outras. Dá pra fazer muita coisa legal com software livre e, hoje, ser nerd não é mais um pré-requisito para isto.

Cícero Moraes é um sujeito peculiar. Com alma de nerd e corpo de lenhador, o cogitas3d - vulgo pelo qual é conhecido - é o melhor criador de imagens 3D usando o Blender e o Inkscape que eu conheço. Conheci-o em Maringá, no Solivre-PR, e, desde então, tenho feito propaganda das palestras e minicursos dele. Na Latinoware, como era de se esperar, suas atividades foram um sucesso.

Terminada a Latinoware, palestrantes voltando a seus lares, tudo tranquilo e conseguíamos, todos, relaxar. No início da tarde do domingo, decidi dar aquela conectadinha básica e encontro o Cícero no MSN.

Cícero: Cesar, tudo bem?
Cesar: Tudo, e contigo?
Cícero: Mais ou menos... O avião atrasou...
Cesar: Ah! Então tá normal...
Cícero: É... Só que a próxima partida para Sinop é daqui há 3 dias e não tenho onde ficar em São Paulo!

Pedi ao Cícero um tempo para pensar e, avaliadas as alternativas, liguei para meu cunhado, o Kiko, um dos muitos irmãos Pereira.

Cesar: Kiko, tenho que te pedir um favor daqueles de cunhado mesmo!

Kiko: Diga lá!

Cesar: Tenho um amigo meu perdido aí em São Paulo, está no aeroporto e o vôo para a cidade dele só sai em três dias.

Kiko: Sem problemas, vou buscá-lo no aeroporto. Me diz como ele é...

Claro que, neste momento, eu não ia perder a oportunidade de dar uma sacaneada.

Cesar: Ele é baixo, extremamente forte e tem jeito de decorador de interiores!

(Não que eu tenha qualquer coisa contra decoradores de interiores!)

Kiko: Perfeito, vou dizer para os teus outros cunhados que vou buscar teu namorado no aeroporto!

E, assim, Cícero tornou-se um Pereira honorário! Minha sogra gostou tanto dele que quer que ele vá passar uns dias, com a namorada, lá no sítio que a família tem em Arujá.

Abração pro Cícero e pra todos os meus queridos Pereiras!

Artigo produzido para o Dicas-L



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal