NOVA EDIÇÃO DO LIVRO, AGORA EM FORMATO LIVRE
Comecei a explorar o Scrum bem antes de existir material em português sobre o assunto. Mas como expliquei nessa seção do livro, o Scrum foi o ponto culminante de toda uma aprendizagem que se deu a partir de uma vasta bibliografia. Aqui, alguns livros, junto com os links para que você possa adquiri-los, se desejar.
Esse livro é considerado por muitos, entre os quais me incluo, a obra seminal de engenharia de software. Tive a grande honra de traduzi-lo para o português, o que levou-me a conhecer seu autor, que convidei para fazer uma palestra na Latinoware 2010.
Aqui Fred Brooks Jr. disseca todas as fases de um projeto, desde a sua concepção até a sua efetiva realização.
Esse livro pode ser lido online ou baixado diretamente do portal InfoQ, usando o link acima. Se você for ler apenas mais um livro depois desse que está em suas mãos, esse tem que ser o escolhido.
Estranhou a indicação? Pois não estranhe! Para aprimorar-se no Scrum e outros métodos ágeis é fundamental o conhecimento da língua inglesa. Os blogs dos criadores e principais praticantes do Scrum estão em inglês, como você verá nos links a seguir. Esse pequeno livro do Rubens Queiroz de Almeida é um grande aliado na rápida aprendizagem do inglês.
Mais alguns links:
Essa é a página que faz companhia a esse livro e é nela que sempre coloco os links para artigos que escrevo sobre o assunto.
Ao longo dos anos fui colecionando os blogs que têm, sempre, sido importantes na minha contínua aprendizagem sobre Scrum e métodos ágeis. Esse link é para uma Pearltree com a coleção atualizada de todos eles, incluindo o do Jeff Sutherland, Mike Cohn e outros papas do assunto. Não deixe também de conferir o blog da Bluesoft, sempre com vídeos muito interessantes (e esse é em português).
Ainda que um link para essa apresentação também esteja destacado em http://brodtec.com/scrum, referencio-a especialmente aqui com a recomendação de que, se você for seguir apenas um dos links recomendados, que esse link seja esse. Nada melhor do que ouvir da voz do criador os motivos que levaram ao Scrum e a evolução do processo.