Capítulo 10 - Uma introdução à linguagem Python

São muitas as opções de linguagens de programação e várias delas prestariam-se bem à sequência de nossa aprendizagem. Muitas atendem aos requisitos que definimos por ocasião do projeto desse livro: a linguagem deve ser multiplataforma (ser capaz de rodar em vários sistemas operacionais); ela deve ter uma ampla documentação, permitindo o aprofundamento muito além dos conteúdos desse livro; ela deve ter uma comunidade de prática ativa e acolhedora; deve ter um bom mercado de trabalho que motive o interesse por sua aprendizagem; e deve permitir a rápida visualização de resultados logo nos primeiros exemplos. Além disso, assim como fizemos a transição entre a linguagem Logo e a linguagem Scratch sempre construindo acima do que havíamos aprendido, o mesmo deveria acontecer ao partirmos para uma linguagem “de mercado”. Por fim, independente da linguagem escolhida, ela deveria servir para solidificar conceitos de programação que permitissem ao aprendiz migrar, com facilidade, para outras linguagens. A linguagem Python atende a tudo isso, mas poderia ser, muito bem, outra.

Neste capítulo propusemos a reprodução dos exercícios em Logo, usando a linguagem Python. Mantenha a página de referência dos comandos da biblioteca turtle aberta e substitua os comandos apropriadamente. Por exemplo, uma possibilidade de desenhar o triângulo isósceles é a seguinte:

$ python
Python 2.7.4 (default, Apr 19 2013, 18:28:01)
[GCC 4.7.3] on linux2
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>> import turtle
>>> turtle.showturtle()
>>> turtle.fd(100)
>>> turtle.lt(120)
>>> turtle.fd(100)
>>> turtle.lt(120)
>>> turtle.fd(100)
>>> turtle.lt(120)

Dentro do Python você pode usar repetições. Para fazer um quadrado você poderia adotar a seguinte solução:

>>> turtle.reset()
>>> contador = 0
>>> while contador < 4:
... contador = contador + 1
... turtle.fd(100)
... turtle.lt(90)
...

O comando turtle.reset() limpa a tela e coloca a tartaruga em sua posição original.

E como você escreveria, usando o Python, o nosso início de colméia da figura 4.8 do final do capítulo 4? A solução está a seguir e, adiante em sua leitura, você terá os elementos necessários para transformar isso tudo em um programa.

>>> turtle.reset()
>>> contador = 0
>>> while contador < 6:
... contador = contador + 1
... turtle.fd(100)
... turtle.lt(60)
...
>>> contador = 0
>>> while contador < 6:
... contador = contador + 1
... turtle.fd(100)
... turtle.rt(60)
...
>>> contador = 0
>>> turtle.rt(120)
>>> while contador < 6:
... contador = contador + 1
... turtle.fd(100)
... turtle.rt(60)
...
>>> turtle.pu()
>>> turtle.fd(100)
>>> contador = 0
>>> turtle.pd()
>>> while contador < 6:
... contador = contador + 1
... turtle.fd(100)
... turtle.rt(60)
...
>>>

Atenção: O serviço de compartilhamento utilizado para armazenar os arquivos desse livro, o UbuntuOne, foi descontinuado. O novo link para os arquivos referenciados no livro são os seguintes:

raquete.png
bola.png
imagem da máquina virtual
explode.tar.bz2
bolas.tar.bz2



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