Capítulo 19 - Para o infinito e além

Entre as tantas ferramentas possíveis para você exercer sua arte, arranhamos o verniz de apenas algumas. Todo o começo é assim. Antes decidir-se por algum aprendizado e seguir adiante na construção do conhecimento do que deixar-se ofuscar com as infinitas possibilidades e jamais sair do lugar. A primeira intenção deste livro foi ajudá-lo com a pergunta “Por onde começo?” e é só você quem poderá dizer em que grau esta pergunta foi respondida. Dentre as segundas intenções, a mais importante talvez tenha sido a de colocar em sua mente a pergunta “Como é que eu sigo adiante?”. A resposta a ela vai muito além deste livro.

Alguns caminhos já foram oferecidos em meio a sua leitura: um link aqui e ali, uma dica de busca mais qualificada no Google (veja http://brodtec.com/google) e, mais adiante, em Leitura Complementar, você encontra a relação de livros anteriormente citados e mais alguns que podem acompanhá-lo em suas viagens futuras.

É importante lembrar que você não está sozinho! São Bernardo de Chartres gostava de dizer que se imaginava um anão sentado nos ombros de um gigante. Com isto, valorizava o conhecimento dos que, antes dele, haviam interpretado as profecias de Daniel e explicava como, de sua posição, ainda conseguia dar nova luz a elas. Este é o maior valor do conhecimento: podermos nos valer de uma base tão grande de bagagem cultural, aprendizagem de outros, para em cima desta base construir ainda mais. E é por isto que é importante que o conhecimento seja sempre livre, e que não esteja escondido por mecanismos artificiais como patentes e propriedades intelectuais que beneficiam a tão poucos.

Há muitos espaços, na forma de documentos colaborativos e listas de discussões onde suas futuras indagações serão bem acolhidas. Mas lembre-se sempre, antes de perguntar, pesquise se sua pergunta já não foi respondida. Em http://brodtec.com/programarte manterei uma lista com uma breve descrição destes espaços e em http://goo.gl/W1quww há um grupo de discussões do qual você pode fazer parte para discutir temas relativos a este livro.

Em suas próprias redes sociais você já encontra comunidades específicas de entusiastas dos vários temas tratados neste livro. Faça uma busca, dentro do Facebook, por exemplo, por Scratch, Logo, Python, Pygame, etc. Abaixo, uma pequena seleção de comunidades pelas quais você pode se interessar:

https://www.facebook.com/scratchteam
https://www.facebook.com/pythonbrasil
https://www.facebook.com/pages/Pygame

Repita a sua pesquisa por temas e comunidades no Google+, no Twitter e no Quora.

Assim como optamos neste livro, especialmente por questões didáticas, em começar com as linguagens Logo e Scratch, seguindo com o Python e sua imensa possibilidade de expansão através de módulos e bibliotecas, ao considerar os caminhos possíveis para o seu avanço você deve considerar, pelo menos, mais algumas alternativas.

Para o desenvolvimento web, além do Python, busque aprender a linguagem de programação PHP e conhecer mais sobre HTML e CSS, especialmente as novas versões HTML5 e CSS3.

Para o desenvolvimento em plataformas móveis, conheça (além do HTML5) também as linguagens Lua e Java.
Estas são sugestões. Para formar melhor sua opinião e pavimentar seu caminho, converse com pessoas, participe de eventos.

Se sua intenção, ao ler este livro, foi buscar uma colocação no mercado de trabalho procure saber qual o perfil dos profissionais que estão sendo contratados pelas empresas. No momento da escrita deste livro, a busca por programadores Python está em alta e o mercado de jogos em plena expansão.

Einstein dizia que se você não consegue explicar algo de forma simples, é porque você não o entendeu por completo. A melhor maneira de aprender é dedicar-se a ensinar outras pessoas. Aprendi muito ao escrever este livro e também descobri que certas coisas, que eu achava que entendia, tive dificuldades em explicar inicialmente. A frase de Einstein e o Zen do Python, junto com A Estética do Frio, do Vitor Ramil (Satolep, 2004) auxiliaram-me na busca de um texto e resultados simples, sem exageros nos detalhes mas também sem a omissão de informações importantes. Espero ter acertado na dose. Recomendo a você que faça o mesmo, como apoio a seu processo de aprendizagem. Ao descobrir algo novo escreva, publique na web (veja uma sugestão sobre como fazer isso no apêndice 3 do livro, “Publicando seu programa na internet”.

Boas viagens!

Atenção: O serviço de compartilhamento utilizado para armazenar os arquivos desse livro, o UbuntuOne, foi descontinuado. O novo link para os arquivos referenciados no livro são os seguintes:

raquete.png
bola.png
imagem da máquina virtual
explode.tar.bz2
bolas.tar.bz2



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