4.1.4 PostgreSQL

O sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL é um dos mais antigos projetos desenvolvidos em código aberto (CONLON, op. cit.). Michael Stonebreaker, que havia abandonado o projeto Ingres na Universidade da Califórnia, em Berkeley, no final dos anos 70, retornou, em 1985, para trabalhar em sua evolução, inicialmente batizada de Post-Ingres e depois reduzida para Postgres. O Postgres apenas ganhou um interpretador SQL em 1994, graças ao trabalho de Andrew Yu e Jolly Chen, quando foi lançado com o nome de Postgres95 sob uma licença de código aberto.

Por ser o primeiro gerenciador de banco de dados relacional distribuído sob uma licença de código aberto, o Postgres logo foi adotado por uma crescente comunidade. Em 1996 teve seu nome trocado para PostgreSQL e passou a ser mantido pelo PostgreSQL Global Development Group. Sua equipe nuclear é formada por sete desenvolvedores, responsáveis pela direção do projeto; por 24 contribuidores principais, que se destacam por seu envolvimento com o projeto e a importância de suas contribuições; e por mais 36 desenvolvedores ativos.

Para coordenar o trabalho dos desenvolvedores, o projeto mantém páginas específicas com o plano para a nova versão (ainda que a data de lançamento seja mais um desejo do que um compromisso), listas de tarefas, matriz de funcionalidades a serem disponibilizadas em cada versão, lista de perguntas mais frequentes e instruções para novos colaboradores. As colaborações devem sempre ser enviadas através de uma lista de discussão específica, o que garante que elas serão revistas e consideradas por desenvolvedores experientes e, caso aprovadas, submetidas à equipe nuclear. Há também uma lista específica para a discussão de bugs (que devem ser submetidos através de um formulário padrão) e outras para os demais componentes do projeto. Após o aceite de um registro de bug, o mesmo passa para uma lista de tarefas, na estrutura de um wiki público, para que os usuários e desenvolvedores possam conferir se um determinado problema que encontram é conhecido e já está com a sua solução encaminhada, ou se é algo novo que deva ser relatado.

A comunidade PostgreSQL utiliza o PGFoundry, uma implementação completa do repositório GForge, para o controle de colaborações e versões para todos os seus projetos auxiliares, mas mantém um repositório CVS à parte para o próprio PostgreSQL, ainda que espelhos com o Subversion sejam externamente disponibilizados.



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal