4.1.5 Ruby on Rails

Ruby on Rails (RoR), um framework para o desenvolvimento na linguagem Ruby, começou como um projeto de David Heinemeier Hansson em 2004 e hoje envolve uma comunidade de mais de 1.400 contribuidores. De forma similar aos mantenedores do Linux, o Ruby on Rails conta com uma “equipe nuclear” (core team), que tem acesso direto ao código fonte do projeto, além de atuar em seu direcionamento futuro e filtrar sugestões de novas funcionalidades e melhorias vindas da comunidade de usuários.

Michael Koziarski, um dos membros da equipe nuclear, mantém um portal de práticas para a criação de aplicações com o Ruby on Rails, o TheRailsWay.Com, que serve para a divulgação de métodos de refatoração, reuso e outras técnicas. É comum observar perto de uma centena de comentários em cada um dos artigos publicados no TheRailsWay.Com.

David Heinemeier Hansson, em conjunto com Sam Ruby e Dave Thomas, escreveu o livro “Agile Web Development with Rails”. Este livro, artigos e documentos espalhados pela comunidade de RoR mostram um forte compromisso dos usuários e desenvolvedores do projeto com metodologias ágeis.

Da mesma forma que o Linux, o RoR utiliza o Git como o repositório de código e controle de versões. O sistema para o registro e controle de problemas é o LightHouse. As listas de discussões, para o público em geral, a equipe nuclear, os anúncios de segurança e outras, são mantidas no Google Groups. Há ainda um wiki para a produção colaborativa de documentos por parte da comunidade, um agregador de blogs e uma coletânea de publicações pequenas (twits).



Design: Dobro Comunicação. Desenvolvimento: Brod Tecnologia. Powered by Drupal